terça-feira, 12 de junho de 2012


 Foi realizada uma pesquisa que teve como finalidade refletir sobre a formação de professores e desenvolvimento profissional, procurando identificar algumas noções fundamentais relativas ao professor como profissional da educação.
 No texto, “formação de professores em perspectiva”, foi elaborado pelo responsável duas questões para que os professores de matemática respondessem:
 Na primeira questão: O que você tem ouvido falar sobre formação de professores e desenvolvimento profissional?. Várias foram as respostas “nunca ouvir falar nada, só através do caderno de comunicado da escola, os próprios professores comentam sobre o curso, tenho ouvido falar bastante no momento que o governo incentiva o professores a fazerem cursos de formação, mas o governo limita exigências para que todos não possam fazê-los, como a idade, tempo mínimo para a aposentadoria etc, Os profissionais do magistério estão procurando a formação por conta própria, como os cursos de desenvolvimento profissional, mesmo assim poucos,. Este assunto deveria ser debatido sempre, pois a formação de professores e sua qualificação profissional são muito importantes para seu conhecimento. O futuro de nossa nação está nas mãos deles. Portanto, qualificar o professor hoje, significa uma nação melhor no futuro.
 Essas respostas não condizem com a formação de professores, pois a mesma não depende do governo, como é colocada em algumas respostas, há dois processos de formação o inicial e o continuado. Na formação inicial a carência é da preparação cientifica e pedagógica que é uma prática proporcionada por instituições tradicionalistas, essa abordagem dificulta as relações com os alunos. Na formação continuada, contratam-se duas perspectivas: reformulação de conhecimento/conteúdo e outra reconhecem a necessidade de professor “refletir” sobre a sua própria experiência, mas esse processo envolve múltiplas etapas e que, em última análise, está sempre incompleta. A formação, essa sempre, se associa a ideia de frequentar cursos, enquanto o desenvolvimento profissional ocorre por meio de múltiplas formas, que incluem cursos, mas também atividades como projetos, trocam de experiências, leituras, reflexões sobre a prática, etc. Na formação o movimento é essencialmente de fora para dentro, já no desenvolvimento profissional temos um movimento de dentro para fora.
 Na segunda questão. Faça uma reflexão sobre o seu movimento/processo de formação em relação aos desafios enfrentados na prática cotidiana da escola.
Resposta: Não teve nenhum vínculo com o processo de aprendizagem que tive na faculdade Cada vez mais temos vários desafios como inclusão, criança déficit de aprendizagem etc.Em alguns pontos é feita essa reflexão, em outros não. Nem sempre a teoria corresponde à prática do dia-a-dia, procuro estar sempre atento ás mudanças, portanto faço com frequência cursos de formação para professores e gestores Em relação aos desafios enfrentados em sala de aula, por experiência estas situações devem sempre ser mediadas com muita coerência tendendo para soluções que demonstrem aos alunos maturidade, calma e eficiência nas resoluções e que o diálogo prevaleça acima de toda e qualquer violência.
Percebe-se que o que se aprende na faculdade não esta em sintonia com a sala de aula, pois a mesma não favorece a sua apropriação pelo aluno, e que cada vez mais o professor precisa fazer cursos, pois os desafios são grandes.
A formação desses professores entrevistados foi uma formação tradicional e que seu desenvolvimento profissional tem muito ainda a ser feito, pois eles precisam rever o modo como ele se forma como profissional.
 Acredito que a partir da reflexão sobre a própria prática é que as transformações podem ocorrer e que o professor tem que conhecer os conteúdos que ensina, mas não do modo do cientista, conhecer o conteúdo de matemática de modo diferente do matemático, conhecendo os caminhos para torná-los compreensivos e significativos.

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