DIFERENTES INSTÂNCIAS RESPONSÁVEIS PELA
APRENDIZAGEM
Para que a aprendizagem melhore na escola em que atuo
e para sustentá-la é preciso verificar como o texto coloca, "Quais são os principais
instrumentos de avaliação utilizados pelos professores? Quais são as principais
características dessas avaliações? Quando são realizadas?, O que é feito com os
resultados das avaliações? E assim
procurar trabalhar com os resultados, pois para cada problema observado em
relação à aprendizagem é preciso pensar, criar inventar soluções e acompanhá-las. Quando se
defende uma avaliação continua, entende-se que os alunos devam ser avaliados no
inicio, durante e no fim dos vários períodos e subperíodos de ensino. Segundo Catani
e Gallego (2009), é um equívoco pensar
que tomamos conhecimento desses processo somente por
"observações" dos alunos ao realizarem atividades em sala de aula,
observações essas nem sempre dirigidas segundo os objetivos das aulas, tomemos
como exemplo,o registro.
Outro ponto é não excluir necessariamente a avaliação
quantitativa, mas utilizar um instrumento que tínha, quase sempre o fim de
aferição de nota, com outro sentido. A prova também pode oferecer dados
expressivos de como os alunos estão se apropriando dos conhecimentos, com as
devidas adequações em relação á etapa, a disciplina (catani e Gallego 2009). E
imprescindível que, como coordenador, realize discussões sobre a temática da
avaliação que contemplem essas possibilidades para a melhoria das avaliações
formuladas e as organizadas pelos professores.
Quanto as avaliações institucionais externa, suas
ações têm que ser discutida com a equipe e suas informações serem utilizadas de
modo a levar em conta a relação entre as condições oferecidas à escola e os
resultados atingidos. Freitas (1999) sugere que se diagnostique a real posição
de uma escola mobilizando - a internamente para atingir um patamar superior
através dos resultados. Depois de o resultado procurar pontuar e registrar, no
quadro de registro de resultados dos alunos onde pode colocar o desempenho dos
alunos, hipótese para explicar os resultados e a ações para melhorar os resultados.
Para cada problema, devemos pensar em soluções e avaliá-las, adequar o tempo de
dedicação aos vários conteúdos que tem se mostrado mais frágeis. Variedades de
instrumentos podem auxiliar, é preciso garantir a dinâmica da revisão de metas
posta na proposta pedagógica continuamente, que a prática avaliativa deve ser
coerente com as concepções do conhecimento, aprendizagem, procurar a coerência
entre aas vária instâncias e dimensões do processo educacional e de
aprendizagem.
Para que essas medidas possam ser sustentadas é preciso
que tanto o conselho de escola e o conselho de classe sejam mobilizados, pois
eles têm como função básica mobilizar e organizar os atores envolvidos como
representantes das organizações associativas da escola para discutirem
interesses coletivos a respeito de questões de ensino e de melhoria da
aprendizagem dos alunos, aliando diretor, professor, pais e alunos, de acordo
com as diretrizes da escola.
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