sábado, 9 de junho de 2012

DIFERENTES INSTÂNCIAS RESPONSÁVEIS PELA APRENDIZAGEM


DIFERENTES INSTÂNCIAS RESPONSÁVEIS PELA APRENDIZAGEM

Para que a aprendizagem melhore na escola em que atuo e para sustentá-la é preciso verificar como o texto coloca, "Quais são os principais instrumentos de avaliação utilizados pelos professores? Quais são as principais características dessas avaliações? Quando são realizadas?, O que é feito com os resultados  das avaliações? E assim procurar trabalhar com os resultados, pois para cada problema observado em relação à aprendizagem é preciso pensar, criar  inventar soluções e acompanhá-las. Quando se defende uma avaliação continua, entende-se que os alunos devam ser avaliados no inicio, durante e no fim dos vários períodos e subperíodos de ensino. Segundo Catani e Gallego (2009), é um equívoco pensar  que tomamos conhecimento desses processo somente por "observações" dos alunos ao realizarem atividades em sala de aula, observações essas nem sempre dirigidas segundo os objetivos das aulas, tomemos como exemplo,o registro.
Outro ponto é não excluir necessariamente a avaliação quantitativa, mas utilizar um instrumento que tínha, quase sempre o fim de aferição de nota, com outro sentido. A prova também pode oferecer dados expressivos de como os alunos estão se apropriando dos conhecimentos, com as devidas adequações em relação á etapa, a disciplina (catani e Gallego 2009). E imprescindível que, como coordenador, realize discussões sobre a temática da avaliação que contemplem essas possibilidades para a melhoria das avaliações formuladas e as organizadas pelos professores.
Quanto as avaliações institucionais externa, suas ações têm que ser discutida com a equipe e suas informações serem utilizadas de modo a levar em conta a relação entre as condições oferecidas à escola e os resultados atingidos. Freitas (1999) sugere que se diagnostique a real posição de uma escola mobilizando - a internamente para atingir um patamar superior através dos resultados. Depois de o resultado procurar pontuar e registrar, no quadro de registro de resultados dos alunos onde pode colocar o desempenho dos alunos, hipótese para explicar os resultados e a ações para melhorar os resultados. Para cada problema, devemos pensar em soluções e avaliá-las, adequar o tempo de dedicação aos vários conteúdos que tem se mostrado mais frágeis. Variedades de instrumentos podem auxiliar, é preciso garantir a dinâmica da revisão de metas posta na proposta pedagógica continuamente, que a prática avaliativa deve ser coerente com as concepções do conhecimento, aprendizagem, procurar a coerência entre aas vária instâncias e dimensões do processo educacional e de aprendizagem.
Para que essas medidas possam ser sustentadas é preciso que tanto o conselho de escola e o conselho de classe sejam mobilizados, pois eles têm como função básica mobilizar e organizar os atores envolvidos como representantes das organizações associativas da escola para discutirem interesses coletivos a respeito de questões de ensino e de melhoria da aprendizagem dos alunos, aliando diretor, professor, pais e alunos, de acordo com as diretrizes da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário