domingo, 24 de junho de 2012

Problematização

Para que a aprendizagem de matemática melhore na escola em que atuo é necessário que haja muita reflexão sobre a prática, e só assim, acredito que a mesma venha a alcançar progressos. A educação varia sempre em função das concepções de sociedade e mundo, no caso brasileiro, nem a escola tradicional centralizada no conteúdo, nem o humanismo, centralizado no indivíduo conseguiram atender às demandas necessárias aos avanços dos níveis primários da educação dos séculos XIX e XX.
            A formação dos professores que trabalham na escola onde atuo é uma formação tradicional, pois foi feito uma pesquisa e o resultado diz que este professores ainda estão voltados a modelos tradicionais e o seu desenvolvimento profissional precisa de mudanças. A minha intenção não é de criticar ou alencar um ou outro caminho como se fosse o ideal, mas mostrar que existem outros caminhos para se ensinar matemática e cada um deles tem o seu papel e o seu valor dentro do contexto escolar.
            Depois de eu ter passado por este processo de formação pretendo problematizar as informações nos horários de ATPCs de forma que essas venham a ter uma reflexão, e assim, quem sabe, direcionar alguns caminhos para a aprendizagem. É necessário que o professor discuta com os demais e socialize suas práticas para que assim não só ele como o grupo, venha refletir sobre os caminhos que nortearam suas aulas.
A teorização da prática é uma das propostas que pode ser trabalhada nos ATPCs. Através da exposição, pelo professor, de sua didática de ensino, torna-se interessante a discussão e reflexão dos colegas que também poderão expor discutir, refletir suas idéias, repensando o plano de ensino.
Outros caminhos que seguirei para nortear os horários de trabalho pedagógico coletivo:
- Utilizar os horários de trabalho Pedagógico coletivo para propor atividades "desafios";
- Fornecer subsídios que permitam que os professores de matemática atualizarem-se e a perfeiçoarem constantemente em relação ao exercício profissional;
- Promover discussão e debates no sentido de melhorar sempre mais suas aulas;
- Estimular os professores a desenvolver com entusiasmo as atividades;
- Sugerir alternativas de atividades "educação Matemática" que favoreçam a aprendizagem.
- troca de experiências do que está dando certo.
            Com essas medidas espero que o ensino de matemática passe a representar um campo de estudo bastante ativo na escola onde trabalho para que assim, possamos encontrar soluções com mais clareza, pois o debate entre os colegas é muito produtivo na prática pedagógica, partindo destas situações que emergem mudanças na construção do conhecimento em sala de aula.

Um comentário:

  1. Olá meu amigo, parabens pela iniciativa de mudanças, é isso mesmo, tudo muda o tempo todo, nós precisamos entender que quando algo não está dando certo, temos que mudar, mudar no intuito de melhorar. amei seu trabalho... continue assim, ao meu ver, está certissimo, abraço.

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