Para que a aprendizagem de matemática melhore na escola em que atuo é
necessário que haja muita reflexão sobre a prática, e só assim, acredito que a
mesma venha a alcançar progressos. A educação varia sempre em função das concepções
de sociedade e mundo, no caso brasileiro, nem a escola tradicional centralizada
no conteúdo, nem o humanismo, centralizado no indivíduo conseguiram atender às
demandas necessárias aos avanços dos níveis primários da educação dos séculos
XIX e XX.
A formação dos
professores que trabalham na escola onde atuo é uma formação tradicional, pois
foi feito uma pesquisa e o resultado diz que este professores ainda estão voltados
a modelos tradicionais e o seu desenvolvimento profissional precisa de
mudanças. A minha intenção não é de criticar ou alencar um ou outro caminho como
se fosse o ideal, mas mostrar que existem outros caminhos para se ensinar
matemática e cada um deles tem o seu papel e o seu valor dentro do contexto
escolar.
Depois de eu ter
passado por este processo de formação pretendo problematizar as informações nos
horários de ATPCs de forma que essas venham a ter uma reflexão, e assim, quem
sabe, direcionar alguns caminhos para a aprendizagem. É necessário que o professor discuta com os demais e socialize suas
práticas para que assim não só ele como o grupo, venha refletir sobre os
caminhos que nortearam suas aulas.
A teorização da prática é uma das propostas que pode ser trabalhada nos
ATPCs. Através da exposição, pelo professor, de sua didática de ensino,
torna-se interessante a discussão e reflexão dos colegas que também poderão expor
discutir, refletir suas idéias, repensando o plano de ensino.
Outros caminhos que seguirei para nortear os horários de trabalho
pedagógico coletivo:
- Utilizar os horários de trabalho Pedagógico coletivo para propor
atividades "desafios";
- Fornecer subsídios que permitam que os professores de matemática
atualizarem-se e a perfeiçoarem constantemente em relação ao exercício
profissional;
- Promover discussão e debates no sentido de melhorar sempre mais suas
aulas;
- Estimular os professores a desenvolver com entusiasmo as atividades;
- Sugerir alternativas de atividades "educação Matemática" que
favoreçam a aprendizagem.
- troca de experiências do que está dando certo.
Com essas medidas
espero que o ensino de matemática passe a representar um campo de estudo
bastante ativo na escola onde trabalho para que assim, possamos encontrar soluções
com mais clareza, pois o debate entre os colegas é muito produtivo na prática
pedagógica, partindo destas situações que emergem mudanças na construção do
conhecimento em sala de aula.
Olá meu amigo, parabens pela iniciativa de mudanças, é isso mesmo, tudo muda o tempo todo, nós precisamos entender que quando algo não está dando certo, temos que mudar, mudar no intuito de melhorar. amei seu trabalho... continue assim, ao meu ver, está certissimo, abraço.
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