terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PRECISAMOS REPENSAR A MANEIRA COMO A ESCOLA LIDA COM O CONHECIMENTO

PRECISAMOS REPENSAR A MANEIRA COMO A ESCOLA LIDA COM O CONHECIMENTO

A
forma como as escolas estão organizadas faz com que o conhecimento fique
padronizado, pois a mesma adota uma visão mono cultural da educação, buscando homogeneizar.
A imagem de um arquivo mostra muito bem isso e o texto de Gallo nos mostra que
não existe nenhuma relação entre as disciplinas.
Uma
das formas que podemos superar o problema apontado de acordo com os novos
paradigmas da ciência é:
-
Mudar essa maneira linear e hierarquizada do conhecimento, currículo rígido.
Não se tendo uma visão global sobre os fenômenos estudado.
Denise
Najmanovich apresenta uma visão diferente sobre conhecimento e sua produção. “
A educação continuará se ocupando de transmitir o conhecimento, mas não como
verdade absoluta, serão como modelos e ferramentas para compreender e produzir
conhecimentos novos”.
Acredito que a
interdisciplinaridade e a transversalidade nos mostram um caminho diferente
para trabalhar em sala de aula.
Interdisciplinaridade
e transversalidade na educação têm sua origem na carência de interesse das
matérias curriculares quando estudada como um fim em si mesmo e sem
contextualização. Alem disso não é possível esperar que os materiais
curriculares delimitados pelos pensadores gregos há mais de 2 mil anos,
ofereçam os conhecimentos necessários para vivermos em uma sociedade
contemporânea caracterizada pela diversidade cultural.
Temos
que desenvolver projetos interdisciplinares, se focarmos apenas no estudo dos
conteúdos curriculares da forma que é organizado, apenas a instrução será um
dos objetos contemplados, enquanto que a formação será deixada de lado,
conciliar o saber historicamente acumulado pela humanidade com estudo temático
transversais, acredito que esse é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário