terça-feira, 4 de agosto de 2009

FALAR, LER E ESCREVER EM CIÊNCIAS

A falta de conhecimento nessa aréa compromete a cidadania, favorecendo a exclusão social.
Os conceitos e procedimentos da aréa favorecem a investigação, o questionamento das informações, a não aceitação a priori de ideias e explicações, a percepção dos limites da própria ciências no esclarecimento de fatos e fenómenos.
A linguagem das ciências mais difundida na sociedade, a rigor e a precisão da observação, da experimentação da coleta de análise dos dados permitem condições e a produção de um tipo de conhecimento categorizado com verdadeiro " Testado" ou aprovado cientificamente até uma serie de produtos, da pasta de dente ao sabão e pó.

2 comentários:

  1. Espera-se então, que no ensino fundamental, as aulas de ciências propriciem conteúdos e possibilidades para a participação dos estudasntes considerando-os ja cidadões.
    Podemos dizer que em ciências lê-se para aprender, para ser cidadão.Poderamos, também, acrescentar as aulas de ciências funções menos tradicionais, como le por prazer, para imaginar e sonhar outras realidades, até porque a imaginação e criação não são alheias a criação cientifica.

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  2. Quando um texto sai do ambito da comunicação cientifica para circular por outras esfera e chegar a publicos diversos, como os estudantes ele precisa ser modificado para ficar mais"pala tável" e ser mais facilmente compreendido. Nesse processo de transformação o artigo cientifico é reecrito e chega ao aluno " suavizado", são a forma de texto didático.

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