quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Prova de Filosofia

Prova Filosofia

Nome Série

1 – De acordo com Abbagnano: “... ciência da conduta. Existem duas concepções fundamentais dessa ciência: 1ª a que a considera como ciência do fim para o qual a conduta dos homens deve ser orientada e dos meios para atingir tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem; 2ª a que a considera como ciência do móvel da conduta humana e procura determinar tal móvel com vistas a dirigir ou disciplinar essa conduta”. Estamos falando de:

A – Política

B – Epistemologia

C – Ética

D - Metafísica

2 – Pensador grego que deixou entre outros escritos, “Ética a Nicômaco”, um tratado sobre ética e política, visando uma perfeita adequação do modo de agir através da “virtude” ou “justa medida”. Estamos falando de:

A – Aristóteles

B – Platão

C – Sócrates

D – Epicuro

3 – Criada a partir da sociedade, suas apreensões e suas regras sobre como agir, normatiza a vida e leva-nos a agir sumariamente regidos por seus padrões; padrões estes que inclusive orientam a construção das leis dos seus respectivos estados. Estamos falando de:

A – Ética

B – Moral

C – Política

D – Educação

4 – Se, por um lado agir segundo regras é um agir moral, dizemos que pautar-se pela ética seria:

A – Refletir sobre como agir

B – Agir sem reflexão

C – Agir religiosamente

D – Construir um agir moral

5 – O período em que viveu Aristóteles (período clássico), o paganismo não se misturava ao proceder dos seus cidadãos, podendo-se, assim, pensar um proceder puramente ético sem com isso sofrer interferências da religiosidade da época. Já o que não ocorre por ocasião da chegada da florescente religião cristã que se funde ao estado culminando num dos períodos mais sombrios, sobretudo do pensamento humano (obscurantismo). Esse período de fusão do estado com a religião agora instalada dá-se em seu ponto mais agudo fundindo religião e o agir num conjunto de regras piedosas conhecido como moral. Estamos falando do período mais agudo dessa construção normativa (moral):

A – Clássico

B – Antigo

C – Moderno

D – Medieval

6 – No filme apresentado sobre “miséria”, “violência” e apatia de sentimentos (recrudescimento) diante da fragilidade da vida e como tem sido tratada, de forma banal e corriqueira, fica patente a necessidade de um pensar ético pautado, sobretudo:

A – Na reflexão puramente filosófica

B – Nas relações interpessoais e suas urgências

C – Na religiosidade de cada um

D – Na Escolástica do período medieval

7 – “Construção”, música de Chico Buarque de Holanda, trata da vida de um operário comum que, num dia comum de trabalho morre ao despencar de um andaime e ao atingir o chão, a única constatação que se faz é de que “morreu atrapalhando o tráfego”. A essa constatação sombria e fria fica claro a necessidade de reavaliarmos a conduta geral da sociedade; pensarmos uma ética mais humana. Sociedades em que as pessoas são tratadas como meros organismos substituíveis sem valor algum, são essencialmente sociedades:

A – Mecânicas

B – Machistas

C – Religiosas

D – Orgânicas

8 – Podemos dizer que a reflexão ética situa-se na filosofia como uma de suas áreas do conhecimento. Entretanto, diferentemente da metafísica, por exemplo, a ética tem implicações e aplicações que reverberam ou pelo menos deveriam reverberar:

A – Na carreira acadêmica

B – Nas relações interpessoais

C – No currículo escolar

D – Na metafísica

3 comentários:

  1. olá prof. bom boa tarde. assim liguei na escola, e tive a informação de que ninguém iria comigo ao posto de saúde,então percebi a falta de interesse por parte da instituição de ensino,enquanto não tivermos a conciencia, de que só com educação construiremos um pais melhor, iremos de mal a pior.as vezes ouvimos que é tudo culpa do aluno! porém vemos que é mais fácil procurar culpados de que fazer nossa parte. acho que vou jogar a toalha e não fazer mais nada. desculpe o desabafo.mais estou triste, beijos tere.

    ResponderExcluir
  2. olá amigo, obrigado por me visitar, amei, volte sempre,,bjus tere.

    ResponderExcluir